PRINCIPAIS DIFICULDADES DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
CARGO
Cargo é um conjunto de funções atribuídas a cada individuo na empresa de mesma natureza e complexidade. Segundo Chiavenato(1999), o cargo é uma composição de todas as atividades desempenhadas por um funcionário que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição formal do organograma da empresa. A estrutura de cargos é condicionada pelo desenho organizacional em que ela está contida.
DESEMPENHO
Execução efetiva dos processos na realização de uma tarefa, verificando-se seu grau de habilidade e de esforços despendidos em relação aos parâmetros estabelecidos. Para
Souza (2005), “desempenho é uma ação que pode ser verificada e mensurada”. O desempenho humano individual é afetado pelo desempenho da organização, dos processos e da equipe onde se encontra.
POTENCIAL
Segundo Souza (2005), “potencial é um poder inerente à pessoa, refletindo nos conhecimentos, habilidades, experiências, interesses, entre outros, disponível para aplicação em qualquer situação de vida e de trabalho”. Devemos ir além da concepção de aptidões e recursos inatos para que possamos entender melhor o conceito de potencial.
OBJETIVO
Diz respeito a um fim que se quer atingir. É a especificação do que se planeja realizar para atingimento do objetivo comum da organização. Deve possuir 05 atributos:
Específico, Mensurável, Atingível, Relevante, Limitado no Tempo (SMART). Metas devem ser focadas em resultado, não em esforço. Como no conceito de metas SMART (específica, mensurável, atingível, relevante e limitada no tempo). As pessoas devem saber claramente quem é o responsável pela meta para que ela possa ser gerenciável e medida.
COMPETÊNCIA
Diversos autores definem competência de um indivíduo como decorrência da articulação de seus conhecimentos, habilidades e atitudes nas situações enfrentadas no trabalho. Isso significa que não basta a um profissional profundo conhecimento de determinado
tema,