Principais Diferenças Entre Capitalismo e Socialismo
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Antes do declínio da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais, uma representava a ideologia do socialismo (União Soviética) e a outra, o capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas.
O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.
Capitalismo: Estabelecimento do domínio total ou parcial de todos os meios de produção, independentemente do segmento, tais como fazenda, indústrias, comércios, serviços desenvolvidos pela iniciativa privada.
Socialismo: Controle executado pelo estado.
Capitalismo: O controle do mercado é desempenhado pela livre concorrência e a competição.
Socialismo: Monopólio por parte do estado.
Capitalismo: Altos investimentos designados ao desenvolvimento dos setores produtivos provenientes de capitais privados.
Socialismo: O direcionamento dos investimentos é provenientes de órgãos estatais.
Capitalismo: Existência de sociedade dividida em classes, sendo uma composta por uma elite dona dos meios de produção e outra formada por trabalhadores.
Socialismo: Não há distinção entre classes, pois todos são donos dos meios de produção.
“Propagandas” feitas na época pelos EUA E URSS
Tanto os EUA quanto a URSS usavam a propaganda durante a Guerra Fria como arma para moldar e manter as consciências das pessoas a favor do regime. A propaganda de uma potência não entrava na área de domínio da outra. Além da imprensa, da televisão, do cinema e do intercâmbio de estudantes, os livros que defendiam a idéia de mercado, de estado e a ideologia de cada potência eram muito difundidos. Dois órgãos federais