Principais Defini Es Pol Ticas P Blicas
Devem atender as demandas sociais, atendendo as necessidades, tem objetivos específicos para obter resultado satisfatório e alcançar o devido reconhecimento, utilizam de instrumentos próprios que visam ampliar e efetivar os direitos a cidadania, promovendo o desenvolvimento e alteram a situação existente do cidadão.
Estudo do caso
Nesse caso , escolhemos a Educação Pública, buscamos uma reflexão de como Estado e Sociedade tem reagido em relação as políticas educacionais , de como nos últimos tempos temos visto q os alunos , mesmo tendo todo material pedagógico, não se interessam em saber e alcançar o saber como deveria. Discutimos a cerca de teorias para novas regras de funcionamento dos estabelecimentos de ensino, criação de leis que abrem espaço a autonomia e democracia aos gestores , capacitação pedagógica e outras medidas de reestruturação.
É necessário uma integração entre escolas , famílias, professores, diretores, funcionários enfim, todos envolvidos para um amplo diálogo afim de que sejam traçados novos objetivos de aprendizagem e se reverta esse cenário de abandono escolar.
3. Relações entre Indicadores Sociais e Políticas Públicas Para que as Políticas Públicas sejam realmente efetivadas junto ao setor que apresenta vulnerabilidade, é necessário à adoção de Indicadores Sociais, indispensáveis em todas as fases do processo de formulação, planejamento estratégico e implementação de programas, sejam eles na esfera federal ou municipal. São esses Indicadores que tornam viáveis as ações de enfrentamento dos problemas sociais apresentados e determinam a gravidade e a dimensão quantitativa dos mesmos. As políticas públicas são os instrumentos utilizados pelo Estado para realizar intervenções na realidade social. Com estas intervenções espera-se que problemas existentes em certas parcelas desta realidade sejam sanados ou ao menos minimizados. Sendo assim os indicadores sociais tem relação com as políticas