PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO ENVELHECIMENTO PARA A APTIDÃO FÍSICA
A conseqüência mais importante do processo de envelhecimento, é a diminuição da força muscular em decorrência da perda de massa muscular ou sarcopenia .
A força muscular declina aproximadamente 15% pôr década entre os 60 aos 70 anos e a partir dessa faixa etária, o declínio é muito mais acentuado (ACSM / 1998) . A força é o componente mais importante da aptidão física na terceira idade porque, à medida que diminui, o idoso vai perdendo a capacidade de se levantar da cadeira, de entrar e sair do carro, subir um degrau mais alto, enfim tarefas básicas de seu cotidiano.
O censo americano de 1990 revelou que 25% da população acima de 65 anos tinha dificuldade de sentar e se levantar do vaso sanitário , tomar banho e até de caminhar . A dificuldade de realizar tarefas simples do dia a dia, torna o idoso mais dependente e por conta desta incapacidade, mais inativo e conseqüentemente mais fraco fisicamente, criando um círculo vicioso infinito.
O aumento da força através da musculação, é um dos mais efetivos e econômicos meios de preservar a saúde e independência dos idosos (ROGERS / 1993) .
OSTEOPOROSE É caracterizada quando a magnitude da diminuição da densidade óssea, atinge um grau de fragilidade tão acentuado, que aumenta dramaticamente a possibilidade de fraturas. O estágio inicial do processo de desmineralização óssea é denominado de ostopenia. Os três fatores mais importantes que influenciam a estrutura óssea durante a velhice são: mudanças hormonais, deficiência nutricional e inatividade física (SHEPHARD / 1997).
A velocidade e o grau de comprometimento da osteoporose, tem uma relação direta com o estilo de vida. Os indivíduos ativos tem maiores valores de densidade óssea, se comparados com os sedentários. É importante ressaltar que nem todas as modalidades de exercício são efetivas na prevenção e tratamento da osteoporose. (DRINKWATERD / 1994). Num estudo