Principais Condutas Adotadas
O período gestacional é um momento sublime e singular vivenciado pela mulher e constituído por alterações psicológicas e físicas intensas. É nesse contexto que atuará a fisioterapia, por exemplo, no alivio das dores e desconfortos, nas alterações posturais e musculoesqueléticas, com o intuito de que a gestante desenvolva não só uma ótima gestação, como um excelente parto e puerpério (pós-parto).
Antes de começar um tratamento fisioterápico numa gestante é essencial que seja feita uma anamnese criteriosa, para que sejam coletados o histórico ginecológico, a queixa principal, os sinais vitais da paciente, dentre outros tópicos importantes no direcionamento do tratamento. É relevante saber o período gestacional da grávida para que a conduta do fisioterapeuta seja correta e sem maiores riscos, pois no primeiro trimestre há restrição quanto à fisioterapia em razão da placenta ainda não se encontrar formada no feto, o que diminui a possibilidade de abortamento sofrido pela mãe.
Dentre os recursos utilizados pela fisioterapia obstétrica durante o período gestacional encontram-se:
Relaxamento: importante para a gestante desenvolver gravidez e partos tranquilos;
Alongamento: previne encurtamentos musculares ocasionados pelas alterações posturais da gestante;
Exercícios metabólicos: ajudam a reduzir edemas em MMII e MMSS;
Exercícios para preparação dos mamilos: previnem rachaduras e inflamações no mamilo durante a amamentação;
Exercícios de fortalecimento do períneo: previnem lacerações durante o parto normal e a incontinência urinária;
Exercícios de fortalecimento de MMSS e MMII: preparam a musculatura dos membros superiores para facilitar a mãe carregar o seu bebê no colo e dos membros inferiores para amenizar a sobrecarga devido a alterações posturais;
Exercícios respiratórios: diminuem o desconforto respiratório da gestante pelo aumento do útero gravídico.
Hidroterapia: promove um maior relaxamento à gestante, sendo benéfica, também, na