Principais conceitos da Psicologia análitica de Jung.
ARTE TERAPIA JUNGUIANA - CAMPUS: NORTE SHOPPING
PRINCIPAIS CONCEITOS DA PSCOLOGIA ANALÍTICA
DE CARL GUSTAV JUNG.
Aluna: Ingrid dos Santos Medeiros Mat: 20090212130
Ano e Semestre: 2014.1
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
JUNG. C.G Fundamentos de Psicologia Analitica. Petropolis: Vozes. 2001volume XVIII/1
PAPALIA,D.E Desenvolvimento Humano. Proto Alegre: Artmed, 2000.
HALL, C.S.; LINDSEY, G.; CAMPBELL, J.B. Teorias da Personalidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.
Dicionário critico de analise.
Junguiana.http://www.rubedo.psc.br/dicjung/verbetes/arquetip.htm
INTRODUÇÃO:
Jung foi um dos mais ilustres discípulos de Freud e de Bleuler. Desenvolveu ao longo de seus 86 anos, uma concepção extremamente original sobre a estrutura e o funcionamento da alma humana. Criou e aprofundou conceitos hoje utilizados e discutidos amplamente em psicologia e psicopatologia.
A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE:
A personalidade total, ou a psique, conforme chamada por Jung, consiste em vários sistemas diferenciados, mas interatuantes. Os principais são o ego, o inconsciente pessoal e seus complexos, e o inconsciente coletivo e seus arquétipos, a anima e o animus, e a sombra. Além desses sistemas interdependentes, existem as atitudes de introversão e extroversão e as funções do pensamento, sentimento, sensação e intuição. Finalmente existe o self, que é o centro de toda a personalidade.
O EGO:
O ego é a mente consciente. Ele é constituído por percepções, memórias, pensamentos e sentimentos conscientes. O ego é responsável pelos nossos sentimentos de identidade e de continuidade, e do ponto de vista da pessoa, considera-se que esteja no centro da consciência.
O INCONSCIENTE PESSOAL:
O inconsciente pessoal é uma região adjacente ao ego. Ele consiste em experiências que já foram conscientes, mas que agora