Principais conceitos antropológicos
Cultura – Minorias que se identificam e formam um grupo. Aquilo que somos, aprendemos e fazemos dentro de nosso grupo social, a forma de agir é um exemplo, a organização de um país, é também a forma como somos conhecidos pelas nossas características. A identidade dos grupos humanos, a expressão de como uma determinada sociedade e seus grupos dão significados á experiência humana.
Diferença –É o que determinada queuma coisa se distinga de outra. Sendo que as diferenças podem ser culturais, étnicas e ainda podem surgir através da criação que uma pessoa teve em sua vida, ou seja, conforme o meio em que ela foi criada, ela vai agir de forma diferente, no sentido de agir e expressar.
Minoria – São pequenos grupos identificados dentro de um país ou região em desvantagem numérica, sendo ela econômica ou social (que das quais dentro deste grupo podemos citar os homossexuais, feministas, sem terra, sem teto e entre outros).
Raça – Conjunto de indivíduos cujas características, tais como, cor da pele, conformação do rosto, tipo de cabelo e etc. Que se transmite hereditariamente. Sendo que esse conceito não se aplica apenas aos humanos, também se aplica aos animais como exemplo pode citar o cachorro, eles são todos cães, mas tem uma pequena diferença, a raça que pode ser labrador, pastor alemão, pinscher entre outros.
Etnocentrismo – Quando um determinado indivíduo ou grupo de pessoas que tem os mesmos costumes, hábitos e caráter social, discriminam outro grupo social, se julgando superiores a eles. Podemos tomar como exemplo os tempos mais antigos onde, o branco era considerado uma raça superior à raça negra. E o etnocentrismo desde aquela época veio sofrendo modificações, tais que teve um período onde o homem se achou superior à mulher, o heterossexual achando que é superior ao homossexual, e da para se observar isso nos dias de hoje, como o pessoal que curte algum gênero musical, achando ele diretamente superior ao funk.