Principais causas das dificuldades de aprendizagem e tratamento
De acordo com o texto proposto para estudo, observamos que existem diversos fatores que podem contribuir para a dificuldades de aprendizagem na criança, dentre eles: específicos, emocionais, orgânicos e ambientais. Dentre as principais causas dessas dificuldades de aprendizagens estão as Hereditárias (TDAH- transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/ DISLALIA- distúrbio da fala / DISLEXIA- distúrbio no transtorno de aprendizagem na leitura, escrita e soletração entre outros...); Pré-natais (uso de álcool ou droga durante a gravidez, parto complicado, anoxia etc) e Pós-natais (tumores, derrames cerebrais, substâncias tóxicas entre outros). Podemos ir mais além citando a falta de estímulo dos pais e professores em determinados pré-requisitos necessários à alfabetização da criança; transtornos emocionais, a superproteção dos pais; dar respostas prontas impedindo que a criança reflita; métodos de ensino sistematizado pela escola que a criança não consegue se adequar e etc.
Após o diagnóstico apresentado, é aconselhável que o psicopedagogo trabalhe em equipe com família, escola e profissionais da área na busca de um melhor resultado, entretanto ele realizará diversas atividades específicas individuais com a criança como: de leitura e escrita, jogos psicopedagógicos, desenhos, contação de história entre outras que forem oportunas... Sempre mediando, e intervindo quando necessário entre a criança e seu objeto de conhecimento, no sentido de facilitar a criança entrar em contato com essas suas reações.
Cabe ressaltar que esse tipo de trabalho deve ser realizado em um ambiente com recursos técnicos adequados e ao mesmo tempo agradáveis para que a criança se sinta motivada e adquira confiança no psicopedagogo a ponto de reagir ao tratamento demonstrando suas dificuldades.
Sugestões de atividades especificas