Principais Autores Romanos
Aelius Marcianus
1.1 – Tipologia: Texto Injuntivo /Instrucional;
1.2 - Local de origem e Datação: Roma, Século III d.C;
1.3 - Língua original: Latim;
1.4 - Autor: biografia e obras: Aelius Marcianus era um jurista romano que escreveu depois da morte de Septímio Severo, a quem ele chama Divus em seus trechos das Pandectas. Outras passagens, no mesmo documento, que passa a escrever sobre Antonino Caracalla, o filho e sucessor de Severo. Parece também de suas Institutas sobreviveram a Caracalla. Assim, é provável que ele também escreveu sobre Alexandre Severo , cujo reinado começou em 222 a.C. Aelius Marcianus é citado nas Pandectas , já que era procônsul da Hispânia Bética no tempo de Antonino Pio.
Principais Obras: Dezesseis livros de Institutas, a partir do qual há trechos nas Pandectas. Este trabalho também foi usado para a compilação das Institutas de Justiniano; dois livros sobre Publica judicia; dois livros sobre Appellationes; cinco livros intitulados Regularia; um único livro sobre Delatores. Um único livro sobre a Hypothecaria Formula; um único livro anúncio Sct. Turpillianum .
1.5 - Contexto Histórico: Crise do terceiro século foi o nome dado a uma série de acontecimentos catastróficos ocorridos no Império Romano ao longo do século III, ou mais precisamente do ano 235 ao ano 284. Durante este período, o império foi governado sucessivamente por cerca de dezoito imperadores "legítimos". A maioria deles era de prominentes generais que assumiram o poder imperial sobre todo ou parte do império, somente para perdê-lo por derrota em combate, assassinato ou mortes naturais, governando em média apenas dois a três anos. O número exato de imperadores do período é desconhecido, pois não considera aqueles nomeados junto com pais e colegas, e ainda desconsidera os pretendentes e usurpadores. No fim do século II, ocorreu uma guerra civil de sucessão, que abalou profundamente o império. Na primeira metade do século seguinte, o império se