Principais aparelhos comercializados em farmácias e drogarias
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar aplicação, princípio de funcionamento, vantagens e desvantagens dos termômetros clínicos de mercúrio e digital, bem como dos aparelhos de aferir pressão esfigmomanômetro analógico e digital, com intuito de ajudar os clientes através de orientações praticas a decidirem por qual aparelho devem optar . A pressão arterial (PA) é um dos sinais vitais, assim como a temperatura, respiração e pulso que, quando alterada, pode acarretar em complicações sistêmicas graves. Havendo necessidade de monitoração, a hipertensão pode causar infarto do miocárdio, acidentes vasculares encefálicos, doenças cardiovasculares entres outras. A hipertensão arterial ou pressão é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue, acontece quando artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular.
Dados do Sistema Único de Saúde revelam que 17 milhões de brasileiros são hipertensos, por isso a necessidade de se conhecer o funcionamento desses parelhos para fazer uma boa escolha na hora da compra.
Os termômetros clínicos também são de suma importância, para medir a temperatura corporal do indivíduo, a elevação da temperatura corporal, pode indicar um estado febril, a reação do corpo contra ataques de vírus e bactérias, pelo valor da temperatura deve – se iniciar a medicação.
APLICAÇÃO
Para saber se uma pessoa está com febre uma maneira é usar um termômetro digital ou de mercúrio para medir a temperatura corporal. A mais usual de aferi-la é colocar o bulbo do termômetro nas dobras das axilas e só retirar depois de cinco minutos para fazer a leitura, também no interior da boca ou do reto, parte do intestino grosso que termina no ânus. Nessas áreas, ela costuma ser um grau mais alto do que a medida nas axilas.
Os infectologistas estabelecem os seguintes limites para