principais agentes do aço
Introdução
Manganês (Mn) é o nome dado a um metal cinza brilhante, quebradiço, mas que apresenta um alto grau de dureza, seu peso específico é 5,95 g/cm3, possuindo um peso atômico de 54,98g, densidade de 7,21 a 7,40 g/cm3, com um ponto de fusão localizado em aproximadamente 1245 ° C e ponto de ebulição 2150°C, seu número atômico é 25 dando ao manganês um lugar entre os denominados metais de transição.
Principais usos do manganês
O manganês tem um uso essencial na produção industrial da sociedade moderna. Sua principal aplicação está associada a produção de ferro e aço, na qual não tem um substituto que se aproxime de seu desempenho técnico e de suas vantagens econômicas.
PRINCIPAIS MINERAIS DE MANGANÊS
O manganês é o elemento químico do grupo dos elementos de transição.
Também é encontrado em mais de uma centena de minerais, desde aqueles em cujas composições é predominante, àqueles onde o metal participa em pequenas quantidades. O metal está distribuído em diversos ambientes geológicos e disperso em uma variedade de rochas sob a forma de óxidos, dentre os quais se destacam: dióxidos, hidróxidos, silicatos e carbonatos. Os dióxidos constituem as mais importantes fontes comerciais do metal, destacando-se a pirolusita (MnO2), a psilomelana e a manganita (Mn2O3H2O). Na Tabela abaixo estão relacionados os principais minerais de manganês. Em seguida, algumas informações sobre os mesmos.
Fórmula Química
Composição química (%)
Minerais
Mn MnO MnO2 CO2 H2O Braunita
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA EXTRAÇÃO DO MANGANÊS
A extração do manganês pode causar inúmeros impactos ambientais e sociais. Os dejetos provindos dos processamentos dos minérios podem causar contaminação nos lençóis freáticos e mananciais (rios e lagos). A também a ocorrência de câncer nas áreas de extração do manganês como acontecido em serra do navio no Amapá. A também os impactos ambientais gerados pela abertura de minas a céu aberto, que ocasiona a retirada da vegetação