PRINC PIOS TGP

463 palavras 2 páginas
1. Princípio da imparcialidade do juiz - A imparcialidade do juiz é garantia de justiça para as partes. É pressuposto para que a relação processual se desenvolva naturalmente.
2. Princípio da isonomia - Neste princípio defende-se não a igualdade absoluta, mas a chamada igualdade proporcional, que estabelece que todos são iguais na medida de suas diferenças e peculiaridades.
3. Princípios do contraditório e ampla defesa - Este princípio estabelece que todas as provasarroladas no processo devem ter em aberto uma contestação pela parte contrária, bem como os atos do juiz devem ser de amplo conhecimento das partes.
4. Princípio da publicidade - Este princípio estipula que todas as decisões e processos devem ter seu acesso garantido, evitando-se o sigilo.
5. Princípio do duplo grau de jurisdição - É garantida às partes que tenham seu processo analisado em outra instância (ou grau), caso não tenham seu direito plenamente satisfeito.
6. Acesso a Justiça - O acesso à justiça é um direito expresso na Constituição Federal de 1988 em seu art. 5º, XXXV: “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”. O princípio pressupõe a possibilidade de que todos, indistintamente, possam pleitear as suas demandas junto aos órgãos do Poder Judiciário, desde que obedecidas as regras estabelecidas pela legislação processual para o exercício do direito.
7. Juiz Natural - Ou princípio do juízo legal. Princípio segundo o qual o juízo de uma causa se determina prévia e abstratamente pelas normas gerais de competência e organização judiciária.O juiz natural é somente aquele integrado no Poder Judiciário, com todas as garantias institucionais e pessoais previstas na Constituição Federal.
8. Devido Processo legal - garante a todos o direito a um processo com todas as etapas previstas em lei, dotado de todas as garantias constitucionais. Caso não haja respeito por esse princípio, o processo se torna nulo.
9. Inafastabilidade do controle jurisdicional - o Estado

Relacionados

  • Trabalho De TGP Princ Pios
    745 palavras | 3 páginas
  • TGP Princ pios devido processo legal ampla defesa contradit rio
    2543 palavras | 11 páginas
  • PROCESSO PENAL
    79543 palavras | 319 páginas
  • 1428618897223 EVOLU C3 87 C3 83O DO PENSAMENTO ECON C3 94MICO 1
    177734 palavras | 711 páginas