PRINC PIOS DE GEST O AMBIENTAL
A Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, com 16 princípios relativos à gestão do ambiente, auxiliará as empresas a cumprir, de forma abrangente, as suas obrigações em matérias de gestão do ambiente. Ela considera que as organizações versáteis, dinâmicas, ágeis e lucrativas devem ser a força impulsora do desenvolvimento econômico sustentável, assim como a fonte da capacidade de gestão e dos recursos técnicos e financeiros indispensáveis à resolução dos desafios ambientais.
As organizações necessitam partilhar do entendimento de que deve haver um objetivo comum, e não um conflito, entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental, tanto para o momento presente como para as gerações futuras.
PRINCÍPIOS DE GESTÃO AMBIENTAL
3.2 Prioridade na Organização
A prioridade na organização é reconhecer a gestão do ambiente como uma das principais prioridades na organização e como fator determinante do desenvolvimento sustentável; estabelecer políticas, programas e procedimentos para conduzir as atividades de modo ambientalmente seguro.
3.3 Gestão Integrada
A gestão ambiental visa integrar plenamente, em cada empresa, essas políticas, programas e procedimentos como elemento essencial de gestão em todos os seus domínios.
3.3.1 Processo de Aperfeiçoamento
Este processo objetiva aperfeiçoar continuamente as políticas, os programas e o desempenho ambiental das empresas, levando em conta o desenvolvimento técnico, o conhecimento científico, os requisitos dos consumidores e as expectativas da comunidade, tendo como ponto de partida, a regulamentação em vigor, e aplicar os mesmos critérios ambientais no plano internacional.
3.3.2 Formação de Pessoal
A formação de pessoal tem por finalidade formar, treinar e motivar recursos humanos para desempenhar suas atividades de maneira responsável diante do ambiente.
3.3.3 Avaliação Prévia
Esta