Princ Pios De Administra O Da Produ O
Curso: Administração Período: 6º
Disciplina: Administração da Produção
Professor: Guilherme Wolff Bueno
Acadêmica: Crislâine de Carvalho Salgado
Capítulo I – Princípios de administração da produção
O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO?
O tema administração da produção compreende uma vasta gama de assuntos. As atividades de administração da produção acontecem a todo o instante, em número e freqüência muito maiores do que possam parecer.
Na verdade, a administração da produção envolve três importantes conceitos: o conceito de organizações, de administração e de atividades de produção.
O QUE SÃO AS ORGANIZAÇÕES?
O mundo moderno é feito de organizações. A vida das pessoas de qualquer sociedade gira em torno e mantém profunda dependência das organizações. Os livros sobre administração trazem várias definições para organização, todas elas muito similares entre si. A seguir são citadas, como exemplo, três definições obtidas de autores renomados.
Organização
Segundo Robbins (2002), uma organização é um arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que cumprem papéis formais e compartilham um propósito comum.
Silva (2001) considera que uma organização é definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas, cooperativamente dentro de limites identificáveis, para alcançar um objetivo ou meta comum.
Stoner & Freeman (1985), por sua vez, definem organização como sendo duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.
TIPOS DE ORGANIZAÇÕES
É possível classificá-las de acordo com sua atividade econômica. Esta classificação distingue três setores fundamentais. São eles: setor primário: organizações da área extrativista, agropecuária e pesca. setor secundário: organizações da área manufatureira. setor terciário: organizações da área de serviços.
Organizações do setor primário
As organizações do setor primário são as mais antigas formas de