Princ pios da Sociologia
PRINCÍPIOS DA SOCIOLOGIA
A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições. Desta forma, a Sociologia permite compreender, interpretar e explicar questões sociais. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos, e interagem no seu interior.
O grande filósofo Aristóteles afirma que “o homem é um animal social”, dessa forma, a união entre os homens é natural, porque o homem é um ser naturalmente carente, que necessita de coisas e de outras pessoas para alcançar a sua plenitude. Por essa razão, a Sociologia é uma das ciências de grande importância para a sociedade, já que ela visa a reconhecer o mundo que nos cerca e o nosso papel dentro dele.
A Sociologia como pensamento científico surge como resposta ao novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado. A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam acontecendo, resultantes inclusive das Revoluções Industrial e Francesa, ocorridas no século XVIII.
Apesar de ser uma área de interesse recente, A Sociologia foi a primeira Ciência Social a se institucionalizar, antes até da Ciência Política e da Antropologia, e é uma ciência que serve de base a todas as áreas das Ciências Humanas. O termo “Sociologia” foi cunhado por Auguste Comte, do latim socius (associação) e o grego lógus (estudo). Ele pretendia juntar todos os estudos sobre a humanidade, incluindo história, economia e psicologia.
Fazendo comparações com as outras ciências sociais, No começo do século XX, sociólogos e antropólogos que conduziam estudos sobre sociedades não-industrializadas ofereceram contribuições à