Princ Pio Da Atividade F Sica
Física
Especifidade
Conceito
Do
ponto de vista do gasto energético é possível estabelecer parâmetros de igualdade entre diferentes atividades físicas. Assim, andar 3 quilômetros em 30 minutos equivale a nadar 20 minutos ou andar de bicicleta 6 quilômetros em 15 minutos. Isto porque todas essas atividades provocam a queima de 150 quilocalorias. Conceito
Mas
imagine a seguinte situação: você quer hipertrofiar, obter bons ganhos de massa muscular e melhorar sua proporcionalidade muscular. Ai então você vai praticar…corrida. O resultado não vai ser nada satisfatório.
Encontrar uma atividade que vá de fato ser eficaz, faz parte do princípio da especificidade.
Ou seja, o princípio da especificidade propõem que os treinamentos realizados nas mais variadas modalidades esportivas devam ser o mais parecidos com a modalidade de referência.
Todos
os princípios do treinamento estão interligados entre si. Este princípio, o da especificidade é profundamente relacionado com o princípio da individualidade biológica, e em menor grau com os demais, mas que dentro do contexto de treinamento se interligam com todos.
O princípio da individualidade biológica estabelece limites individuais a esta capacidade de transferência. O princípio da especificidade vai se refletir em duas amplas categorias de fundamentos fisiológicos: os aspectos metabólicos e os aspectos neuromusculares. O princípio da especificidade preconiza, que devemos, além de treinar o sistema energético e o cardiorrespiratório dentro dos parâmetros e dos objetivos, fazê-lo com o mesmo tipo de atividade de performance.
Além
dos aspectos metabólicos, os sistemas neuromusculares devem ser trabalhados dentro da musculação. Uma execução correta, melhora da flexibilidade e melhora da coordenação motora são alguns dos aspectos que a musculação bem executada melhora substancialmente.
Já a influência dos fatores metabólicos dentro da especificidade estão bem claros. Um praticante de