primordios da administração
Há datado nos registros históricos alguns exemplos de administração. Sendo eles:
A revolução agrícola foi realizada por agrupamentos humanos, situados na Mesopotâmia e no Egito, cerca de 8000 a. C., formados por pescadores, caçadores e coletores. Nesse período iniciou o sedentarismo em que o homem deixou de ser nômade e passou a viver em um local fixo. A partir daí as aldeias, áreas de cultivo agrícolas e pecuárias começaram a ser utilizadas. Isto foi uma época em que o homem passou a utilizar a agricultura de subsistência e começou a dar lugar à administração da produção rural e a divisão do trabalho.
A Revolução urbana aconteceu quando se uniram diversas aldeias e passaram a se chamar cidades e estados e inicialmente ocorreu no viria a ser Oriente Médio. Lá foram criadas varias práticas administrativas como: legislação, invenção da contabilidade primitiva, formação uma classe de dirigentes profissionais, os reis-sacerdotes, planejamento à longo prazo, entre outros.
No Egito o que nos mostra uma real forma de administração são as pirâmides que para serem feitas foi necessário enfrentar e resolver problemas gigantescos de administração de mão-de-obra, uso de arquitetos e logística.
A babilônia desenvolveu a matemática avançada em diversas áreas, como na divisão, multiplicação e raiz quadrada, desenvolveu a técnica de medir o tempo através do sistema duodecimal, utilizavam placas de argila para o registro meticuloso de transações comerciais, sempre preocupados com o controle. Não se pode esquecer-se do código de Hamurabi, o famoso olho por olho, dente por dente, que foi criado por um rei babilônico, o que demonstrou uma certa preocupação com a administração da civilização.
Na China, no séc. XXIV a. C., já