Primordios da administração
DA
ADMINISTRAÇÃO
Os primórdios da Administração
A Administração na antiguidade. Como surgiu a administração?
A Administração constitui o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de numerosos precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que, no decorrer dos tempos, foram, cada qual em seu campo de atividades, desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias.
Por isso, a moderna Administração utiliza conceitos e princípios empregados nas Ciências Matemáticas, Ciências Humanas, Sociologia, Biologia, Educação, Ciências Físicas ,como também no Direito, Engenharia etc.
A história mostra que a maioria dos empreendimentos militares, sociais, políticos, econômicos e religiosos teve uma estrutura orgânica piramidal que retrata uma estrutura hierárquica, concentrando no vértice as funções de poder e de decisão. A teoria da estrutura hierárquica não é nova: Platão, Aristóteles e Hamurabi já tratavam dela. A Bíblia relata os conselhos de Jetro, sogro de Moisés e sacerdote de Midiã, que, notando as dificuldades do genro em atender ao povo e julgar suas lides, após aguardar o líder durante o dia inteiro em uma fila, à espera de suas decisões para cada caso, disse a Moisés:' Não é bom o que fazes, pois tu desfalecerás, bem como este povo que está contigo: "i pois isto é pesado demais para ti; tu não o podes fazer assim, sozinho. Eu te aconselharei, e Deus seja contigo.
Administração até a idade média
A história da Administração é recente. No decorrer da história da humanidade, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que ela surgiu e apresentou um desenvolvimento de notável pujança e inovação. Nos dias de hoje a sociedade típica dos países desenvolvidos é uma sociedade pluralista de organizações, na qual a maior parte das obrigações sociais é confiada a organizações (como indústrias, universidades e escolas, hospitais, comércio,