PrimeirosSocorros
Guilherme Abreu Lima de Souza
Primeiros Socorros
No caso da ocorrência de um acidente, a existência de um Plano de Ações em
Emergências pré-formulado é a melhor medida para tentar minimizar os danos. O responsável presente em cena deverá seguir os procedimentos e protocolos que foram ensinados e praticados, previstos no Plano, garantindo assim uma resposta rápida e eficiente ainda que com o stresse do momento.
Objetivos Principais
Os principais objetivos de um bom planejamento voltado aos primeiros socorros são:
Manter a vida e evitar que as lesões já existentes se agravem. Sem a existência de um plano pré-formulado e praticado em simulados, dificilmente o responsável presente irá conseguir tomar decisões corretas e agir de forma eficaz.
O estresse
Quando estamos em uma situação de estresse, como em um acidente, o coração acelera, a visão fica debilitada, a coordenação motora diminuí, a memória falha e o pensamento racional deixa de ser tão racional quanto devia, portanto apenas com um bom treinamento, uma pessoa conseguirá reagir devidamente a um acidente, principalmente considerando-se o fato de que as atividades são administradas em ambientes naturais e muitas vezes remotos. Fluxograma de Ações em Emergências
Preservar sua segurança é importante, não ponha sua vida em risco.
Uma vez que em uma situação de estresse, a memória fica debilitada e falha, sendo mais fácil e seguro seguir os procedimentos escritos num papel. O uso desse procedimento (seguir o que está escrito) deve ser, inclusive, treinado em simulados. O que ocorre com mais freqüência nas grandes redes de hotelaria e turismo tendo em vista a alta rotatividade de pessoas em sua área de abrangência, realizam este tipo de treinamento com seus funcionários como prevenção para futuras situações problemas.
Fluxograma de Ações em Emergências
Manter a calma - Ao ocorrer um acidente, a prioridade inicial deve ser em relação à segurança própria e de outras pessoas presentes