Primeiros socorros
PRIMEIROS SOCORROS
Professor Rinaldo Décio de Faria Júnior
NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS
Os primeiros socorros representam o pronto atendimento, embora provisório, oferecido a alguém em caso ter sofrido um acidente ou ser acometido de um mal súbito. Muitas vezes esse socorro é decisivo para o futuro e a sobrevivência da vítima.
Qualidades de um bom Socorrista:
Capacidade de improvisação. Compromisso com a Vida.
Bom senso. Reconhecer seus limites. Saber o que fazer, e o que não fazer. Paciência e calma. Determinação.
BARRAGINHA
BARRAGINHA
BARRAGINHA
Aspectos Legais dos Primeiros Socorros
Abaixo, condições que será obrigação moral:
1. 1.
Quando a função profissional exigir; Quando pré-existir uma responsabilidade intrínseca; Após iniciar o atendimento de socorro.
1.
OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA
1.
2. 3.
4.
5.
6. 7.
8.
O socorrista de cuidar de sua segurança; Sinalize e isole o local do acidente; Peça ou mande pedir um resgate especializado enquanto você realiza os procedimentos básicos; Se o acidente for múltiplo, deve priorizar o atendimento às situações mais graves, como, por exemplo, a hemorragia; A vítima deve ser mantida calma, no caso de estar consciente; A vítima deve ser preparada para ser transportada; Não se deve comentar diante da vítima a gravidade de seu ferimento; O socorrista deve seguir as seguintes etapas: Rapidez no atendimento, Reconhecimento das lesões, Reparação das lesões
FERIMENTOS COM OU SEM HEMORRAGIA
Ferimento é uma ruptura produzida na pele por um agente traumático (com faca, bala, prego, estilete, golpes fortes, etc.) ele pode se leve (ou superficial) ou extenso (ou profundo).
A hemorragia caracteriza-se pelo rompimento de vasos sangüíneos e conseqüente perda de sangue. É situação que exige a ação mais rápida do socorrista. À primeira coisa a fazer é estancar a hemorragia,