Primeiros socorros
Os primeiros socorros são a primeira ajuda ou assistência dada a uma vítima de acidente ou doença súbita antes da chegada de uma ambulância ou médico.
A finalidade dos primeiros socorros é: * Preservar a Vida; * Evitar o agravamento do estado da vítima; * Promover o seu restabelecimento.
É da responsabilidade do socorrista: * AVALIAR A SITUAÇÃO * IDENTIFICAR A DOENÇA * PRESTAR SOCORRO * PROVIDENCIAR TRANSPORTE
O que é trauma (traumatismo)? - É a lesão corporal resultado da exposição à energia (mecânica, térmica, elétrica, química ou radiação) que interagiu com o corpo em quantidades acima da suportada fisiologicamente. Pode ainda em alguns casos ser resultado da insuficiência de algum elemento vital (afogamento, estrangulamento, congelamento). O tempo de exposição e o surgimento da lesão devem ser curtos (alguns minutos). O trauma pode ser intencional ou não intencional e varia de leve a grave.
FRATURAS, LUXAÇÕES, ENTORSES
Fraturas: interrupção na continuidade do osso.
· Abertas - ferida na pele sobre a lesão que pode ser produzida pelo osso ou por objeto penetrante.
· Fechadas - a pele sobre a fratura está intacta.
· As fraturas são encontradas em traumas. As fechadas são de pouca gravidade, mas em alguns casos causam choque hemorrágico, danos vasculares e neurológicos.
· Dor local e deformidade anatômica.
· Edema, e hematoma.
· Incapacidade funcional e mobilidade anormal.
Luxações: lesões em que a extremidade de um dos ossos que compõe uma articulação é deslocada de seu lugar. A lesão dos tecidos pode ser muito grave, afetando vasos sangüíneos, nervos e a cápsula articular. Ocorre com maior freqüência em dedos e ombro.
Entorses: São lesões nos ligamentos. Podem ser de grau mínimo ou complexo com ruptura completa do ligamento. Ocorre com maior freqüência nos tornozelos, joelhos e punhos.
Distensões: Lesões aos músculos ou seus tendões.
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE IMOBILIZAÇÃO: Descubra a lesão