Primeiros socorros
Ferimentos
Interrupção na continuidade de um tecido corpóreo. Tal interrupção pode ser provocada por algum trauma, ou ainda ser desencadeada por uma afecção que acione as defesas do organismo.
CLASSIFICAÇÃO
Contusos
Equimoses Hematomas Contusões Incisiva/cortante Cortocontusa Perfurante
Perfurocontusa Perfurocortante Perfurante
Ferimentos abertos
Transfixante
FERIMENTOS
Classificação
Contusos - São os ferimentos onde não existe solução de continuidade da pele, a pele se mantém íntegra. Pode ser classificada em:
Equimose: extravasamento de sangue no subcutâneo sem formação de coleção, conseqüência da ruptura de capilares. Hematoma: Extravasamento de sangue no subcutâneo com formação de coleção Contusão: lesão por objeto contundente que danifica o tecido subcutâneo subjacente, sem romper a pele.
Classificação...
Ferimentos Abertos - São os ferimentos que rompem a integridade da pele, expondo tecidos internos, geralmente com sangramento. Também são denominados feridas. Pode ser classificada em:
Incisivas/cortantes: produzidas por agentes cortantes ou afiados, capazes de penetrar a pele, produzindo ferida linear com bordas regulares e pouco traumatizadas.
Cortocontusas: causadas por objetos com superfície não cortante/perfurante capazes de romper a integridade da pele, produzindo feridas com bordas traumatizadas, além de contusão nos tecidos arredores.
Perfurantes: o objeto que as produz a ferida é geralmente fino e pontiagudo, capaz de perfurar a pele e os tecidos subjacentes, resultando em lesão cutânea puntiforme ou linear, de bordas regulares ou não. As feridas perfurantes podem ser:
Perfurocontusas Perfurocortante Perfurante
Perfurocontusas: ocorre quando o objeto causador da ferida é de superfície romba (ferimento por arma de fogo);
Perfurocortantes: quando o agente vulnerante possui superfície de contato laminar ou pontiagudo (ferimento