Primeiros Socorros
Choque elétrico
É uma perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifesta no corpo humano quando por ele circula uma "corrente elétrica". O choque elétrico acontece porque o corpo humano se comporta como um condutor elétrico, possibilitando a passagem da corrente elétrica e oferecendo uma "resistência" através dele.
Tipos de Choque Elétrico
Choque estático: é o choque obtido pela descarga de um capacitor, ou seja, gerado a partir do efeito capacitivo, que acumula e retém energia elétrica, presente nos mais diferentes materiais e equipamentos com os quais o homem convive.
Choque dinâmico: é o choque tradicional, obtido ao tocar um elemento energizado da rede de energia elétrica.
Descargas atmosféricas ou raios: são gigantescas descargas elétricas entre nuvens, ou entre nuvens e a terra, que podem produzir choques elétricos como que produzido por enormes capacitores, portanto com altíssima corrente.
Existem algumas condições de tensão que favorecem os acidentes por choque elétrico, que são:
Tensão de toque: é a tensão elétrica existente entre os membros superiores e inferiores de um indivíduo, quando o mesmo toca em equipamento com defeito na isolação ou na parte nua de um condutor energizado.
Tensão de passo: é a tensão elétrica entre os dois pés de um indivíduo quando o mesmo está no solo próximo de um local com vazamento de corrente elétrica para a terra, provocado por queda de condutores energizados no solo, ou descargas atmosféricas em corpos aterrados.
Importante
Inibição dos centros nervosos, inclusive dos que comandam a respiração produzindo parada respiratória;
Alteração no ritmo cardíaco, podendo produzir fibrilação ventricular e uma conseqüente parada cardíaca;
Queimaduras profundas, produzindo necrose do tecido;
Alterações no sangue provocadas por efeitos térmicos e eletrolíticos da corrente elétrica;
Perturbação no sistema nervoso;
Morte.
Providências de emergência
Caso se depare com um acidente, no qual o indivíduo está