Primeiros socorros
MÓDULO TRAUMA
Estrutura óssea do crânio
O cérebro: estrutura e irrigação
O cérebro (principal constituinte do encéfalo) é o principal órgão do sistema nervoso central e o centro de controle de muitas atividades voluntárias e involuntárias do nosso corpo. Ele também é responsável pelas ações complexas como pensamento, memória, emoção e linguagem. No adulto este órgão pode ter cerca de 12 bilhões de neurônios (células do sistema nervoso). O encéfalo se divide em três regiões: o prosencéfalo, ou encéfalo anterior; o mesencéfalo, ou porção média; e o rombencéfalo, ou parte posterior. O cérebro é o elemento principal, para o qual são dirigidos os impulsos recebidos pelo sistema nervoso. Seu peso médio, quando atingido o desenvolvimento máximo, é de 1.400g nos homens e 1.260g nas mulheres.
Segundo a extratmeria o complexo envolvente do encéfalo compreende:
Existem três meninges:
- A dura–máter, a camada mais externa, é espessa, dura e fibrosa, e protege o tecido nervoso do ponto de vista mecânico.
- A aracnoideia, a camada intermédia, é mais fina, sendo responsável pela produção do líquido cefalorraquidiano.
- A pia-máter, a camada mais interna, é muito fina e é a única membrana vascularizada, sendo responsável pela barreira sangue-cérebro.
O espaço entre a membrana aracnoideia e a pia-máter dá-se o nome de espaço subacnoideu. Este é constituído por um fluído limpo, o fluído cefalorraquidiano, e por um conjunto de pequenas artérias que fornecem sangue à superfície exterior do cérebro.
Podem-se distinguir várias zonas principais no encéfalo:
- O bulbo raquidiano é o ponto de passagem dos nervos que ligam a medula ao cérebro. Contém grupos de neurónios especializados no controlo de funções