Primeiros socorros
O transporte de acidentados é um determinante da boa prestação de primeiros socorros. Um transporte mal feito, sem técnica, sem conhecimentos pode provocar danos muitas vezes irreversíveis à integridade física do acidentado, a seguir serão demonstradas algumas formas de transportes existentes e a utilização de qual é o método mais adequado para determinado tipo de acidente.
É necessário entender que a movimentação ou transporte de um acidentado ou doente devem ser feitos com cuidado a fim de não complicar as lesões existentes. Devem ser transportados os inconscientes, os chocados, os grandes queimados, os hemorrágicos, os envenenados mesmo conscientes, os picados por animais peçonhentos e os fraturados.
Antes de providenciar a remoção da vítima deve-se: * Controlar a hemorragia * Manter a respiração * Imobilizar todos os pontos suspeitos de fraturas * Evitar ou controlar o estado de choque
MÉTODOS DE TRANSPORTE
Vários são os modos de se transportar um paciente ou acidentado. Vamos ver agora alguns métodos. * Transporte de apoio – O socorrista passa o braço da vítima por trás de sua nuca, segurando-a com um de seus braços, passando o outro braço por trás das costas da vítima, em diagonal. Este tipo de transporte é indicado para vítimas de vertigem, desmaios e ferimentos (não é indicado para envenenados).
* Transporte de colo – Uma pessoa sozinha pode levantar e transportar uma vítima segurando bem firme em torno de suas costas, inclinando um pouco para trás. Transporte indicado para vitimas de envenenamento, picadas por animais peçonhentos.
Ex:
* Transporte de arrasto em lençol - Seguram-se as pontas de uma das extremidades do lençol, cobertor ou lona, onde se encontra apoiada a cabeça do acidentado, suspende-se um pouco e arrasta-se a pessoa para o local desejado.
Ex:
* Pegada do bombeiro – Primeiro coloca-se o acidentado em decúbito ventral. Em