Primeiros Socorros
PRIMEIROS SOCORROS
Este é o relatório de número quatro referente às cinquenta horas de estágio em Segurança do Trabalho.
O primeiro socorro, definido como aquele que é efetuado geralmente no local do evento que gerou a demanda por atendimento urgente, tem como objetivo manter o paciente nas melhores condições possíveis até a entrada no hospital mais próximo.
Para atingir este fim, é necessário que o socorrista tenha em mente noções de procedimentos básicos de conduta em emergências, segurança, presença de espírito e saiba liderar pessoas com tranquilidade e presteza. O primeiro atendimento é, na maioria das vezes, a chave para um tratamento médico bem-sucedido.
Alguns procedimentos básicos essenciais devem ser observados em todas as situações de emergência. É importante saber que as duas primeiras horas após o acidente são decisivas para o tratamento eficaz dos ferimentos e sobrevivência da vítima. Uma observação cuidadosa das técnicas de primeiros socorros possibilitará mais segurança emocional e controle emocional na hora de prestar socorro adequadamente.
Um item extremamente importante é ter o controle da situação, ou seja, agir mantendo a calma, procurar auxílio de outras pessoas se necessário, ligar para o serviço de emergência, manter curiosos à distância e fazer o exame primário para avaliação completa do estado da vítima.
As medidas de proteção à vítima são as primeiras a serem tomadas, para zelar e preservar a saúde e integridade física é necessário:
Analisar o ambiente em que se encontra a vítima, a fim de minimizar os riscos tanto para o acidentado como para o socorrista;
Agir sempre com o intuito de acalmar as pessoas, e sem movimentá-las com gestos bruscos;
Conversar com a vítima e tentar mantê-la calma;
Se a vítima estiver vomitando, colocá-la na posição lateral com a cabeça voltado para o lado; a fim de evitar engasgos;
O exame primário está relacionado à avaliação completa da vítima, com especial atenção para tudo o que possa