Primeiros Socorros
Em 2010, houve uma mudança radical para o processo de RCP recomendado para vítimas de parada cardíaca depois que estudos mostraram que as compressões torácicas (sem respiração boca a boca) são tão eficazes quanto a tradicional respiração boca a boca. Veja como realizar os dois métodos de RCP em um adulto.
Passos
1- Verifique se há perigo imediato. Certifique-se de que você não está se colocando em perigo ao fazer a RCP em alguém inconsciente. Há risco de incêndio? A vítima está deitada no meio de uma estrada? Faça o que for necessário para remover a vítima e você mesmo para um local seguro.
Se houver alguma coisa que possa comprometer você ou a vítima. Veja se há algo que você possa fazer para evitar (mais) lesões. Se não há nada que você possa fazer para neutralizar o perigo, remova a vítima. A melhor maneira de remover a vítima é colocar um cobertor ou um casaco por baixo de suas costas e arrastá-la para outro local.
2- Avalie a consciência da vítima. Bata suavemente no seu ombro e pergunte “Voce está bem?” em voz alta e clara. Se ela responder a RCP, não é necessária. Em vez disso dê os primeiros socorros básicos e tome medidas para prevenir ou tratar o choque, e avalie se é necessário entrar em contato com os serviçoes de emergência.
Se a vítima não responder, continue seguindo os passos a seguir.
3- Peça ajuda. Quanto mais pessoas disponíveis para este passo melhor. No entanto, isso pode ser feito por você mesmo. Envie alguém para chamar auxílio médico.
Ligue para 192 (serviço de emergência no Brasil). Informe a pessoa qual é a sua localização e diga que você está prestes a fazer a RCP. Se você estiver sozinho(a), desligue o telefone e inicie as compressões torácicas. Se outra pessoa estiver presente no local, peça que ela fique na linha enquanto você faz a RCP na vítima.
4- Nao verifique o pulso. Se voce não é um profissional médico treinado, as probabilidades são de que voce vai gastar um