Primeiros Socorros
Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte,e emergência é quando há uma situação crítica, com ocorrência de perigo,ou seja,pode necessitar de uma cirurgia ou de um rápido atendimento médico,porém as duas são perigosas.
Exemplos.
Urgência:Hemorragias, parada respiratória,parada cardíaca entre outros.
Emergência: Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade),dengue entre outros.
Características que um socorrista deve ter para prestar atendimento há uma vitima:
Obter acesso as vitimas de maneira mais fácil e segura possível para evitar um maior acidente.
Controlar o sangramento com pressão direta para evitar perda de muito sangue e uma hemorragia.
Ter habilidade manual, saber o que deve ser feito, como fazer e o que deve ser feito,para não piorar a situação da vítima ou fazer algo errado,sempre confiando em si próprio.
Conhecer as próprias limitações e ter bom senso porque alguns dos socorristas não são médicos,cirurgiões portanto há coisas que não está ao alcance de um socorrista então deve se ter limite e esperar a ajuda de um profissional.
Improvisar com segurança porque há diversos acidentes que você não está preparado,lembrando-se que deve ter muito cuidado com a vitima.
Tomar medidas para não evitar novos acidentes,como por exemplo colocar uma sinalização metros antes do acidente para que ninguém se aproxime da vitima.
Saber se comunicar com a vitima e com os profissionais da saúde que vierem prestar socorro para agilizar o atendimento.
O Socorrista deve estar calmo para transmitir a vítima conforto e segurança. Portanto,a abordagem da vítima deve ser feita com tranquilidade, com tom de voz moderada e, sobretudo, inspirar confiança.
Evitar que a vitima fique em perigo,como perto de fios elétricos,produtos químicos entre outros,para não haver um outro acidente.
Peça ajuda de outras