primeiros socorros
O trabalho tem como missão apresentar conceitos e classificações relacionadas a intoxicação e envenenamento que são reações causadas no corpo por ingestão ou contato com substâncias prejudiciais que, dependendo da quantidade e da forma como foram introduzidas no organismo, podem trazer consequências temporárias ou permanentes. Também tem o objetivo de informar de forma clara e simples quais os primeiros socorros que devem ser prestados decorrente esse problema ressaltando métodos preventivos em relação aos tóxicos e venenos vistos que são muitos perigosos e podem levar a vítima a óbito.
2. INTOXICAÇÃO E ENVENENAMENTO
De acordo com o “Dicionário Michaelis”, Tóxico ou Veneno é: “qualquer substância que introduzida no organismo em determinada quantidade, provoca graves alterações em um ou mais sistemas fisiológico” e segundo citação do livro “Lições de Medicina Legal” tem-se como definição de veneno a seguinte: “toda substância que, atuando química ou bioquimicamente sobre o organismo, lesa a integridade corporal ou a saúde do indivíduo, ou lhe produz a morte.” A partir dessas definições entende-se que envenenamento e intoxicação é a lesão provocada pela ingestão ou contato com substâncias tóxicas, ou seja, nocivas à saúde. Os objetivos dos primeiros socorros a essas situações são:
Suporte às funções vitais (respiração e circulação).
Diminuição do contato (atuando com medidas gerais de desintoxicação).
Aquecimento da vítima.
Prevenção de novos agravos (convulsões e estado de agitação). Quando for possível, tente obter de acompanhantes informações gerais sobre:
Tipo de substância.
Quantidade ingerida.
Tempo decorrido desde a exposição.
Modo de exposição: ingestão, inalação ou contato com a pele.