Primeiros Socorros
Eletrotécnica
Primeiros Socorros
Içara, 02 de Julho de 2011.
Henrique de Cesaro
Eletrotécnica
Primeiros Socorros
Trabalho sobre
Primeiros Socorros
Içara, 02 de Julho de 2011.
Introdução
Ocorrem muitas ocasiões onde o ser humano necessita de Primeiros Socorros, por isso forma criadas regras para que, até mesmo um leigo no assunto, possa atender uma pessoa que está ferida. Porém vale lembrar que, embora elas existam elas servem somente como um auxílio e não devem ser praticadas em casos extremos.
1. Noções Básicas de Primeiros Socorros
A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha define os Primeiros socorros como a prestação de ajuda imediata a uma pessoa doente ou ferida até à chegada de ajuda profissional. Centra-se não só no dano físico ou de doença, mas também com o atendimento inicial, incluindo o apoio psicológico para pessoas que sofrem emocionalmente devido a vivência ou testemunho de um evento traumático.
Em várias situações é necessário prestar Primeiros Socorros. Os casos mais comuns são: Acidentes de Carro, Incêndios, Acidentes Industriais (Químicos e Mecânicos), Catástrofes Naturais, etc. Mais importante que os primeiros socorros é o providenciamento de equipes treinadas para o atendimento do ferido. Embora seja necessário que, em alguns casos, a vítima precise de ajuda imediata, é melhor conseguir especificação em primeiros socorros antes de agir em qualquer situação de emergência.
2. Procedimentos Básicos
Existe uma serie de procedimentos básicos durante os acidentes, estes devem ser seguidos para evitar qualquer tipo de complicação durante o atendimento do ferido. Durante o atendimento de primeiros socorros é necessário que, acima de tudo, mantenha a calma e afastar as aglomerações de pessoas: - Isole e sinalize o local; - Avalie o risco da cena; - Tome