Primeiros Socorros de Urgência na escola
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
HIGIENE E SOCORROS DE URGÊNCIA COM OS ALUNOS DE 8°E 9° ANOS DA ESCOLA ESTADUAL AYNA TÔRRES
André Luiz Torres Sâmara Alves Mariz
Diamantina
2013
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Higiene e Socorros de Urgência
PROPONENTES:
André Luiz Torres
Graduando em Educação Física pela UFVJM
Sâmara Alves Mariz
Graduanda em Educação Física pela UFVJM
INTRODUÇÃO
Os Primeiros Socorros de Urgência e Suporte Básico à vida é uma disciplina que quase nunca vimos ser trabalhado nas escolas, o que é muito importante, pois qualquer um de nós está sujeito a deparar com um acidente tanto dentro da escola quanto fora dela e com as noções de Suporte Básico à vida podemos ajudar a salvar muitas vidas.
Fonseca (2009) afirma que os Primeiros Socorros se referem aos procedimentos básicos de emergência que são aplicados em um vitima em situação de risco de morte, onde o socorrista deve procurar manter os sinais vitais até que a vitima receba assistência adequada. O socorrista que inicia o trabalho é aquele que presenciou ou chegou logo após o ocorrido. Ele necessita manter a calma para não entrar em pânico, procedendo de forma rápida, precisa e com precaução para não colocar a vida da vitima em risco.
De acordo com Fioruc et al. (2008) apesar da educação em saúde ser antiga sua operacionalização é frágil. Os serviços de saúde dão pouca ou nenhuma importância à educação em saúde. Os acidentes e a violência podem ser um agravo à saúde e podem levar a óbito ou não. Estes podem ser causados por trânsito, quedas, afogamentos, entre outros.
O ambiente escolar não está isento da ocorrência de acidentes, e por esta razão realizaremos este projeto com os alunos do 8° e 9° anos da Escola Estadual Ayna Tôrres com a finalidade de informar aos discentes a respeito das técnicas básicas de