Primeiros socorros - convulsão
Definição:
Convulsão é uma descarga elétrica anormal que acontece no cérebro e é considerada uma doença neurológica crônica (epilepsia) porém controlável com medicamentos. Estas alterações podem refletir-se a nível da tonacidade corporal (gerando contrações involuntárias da musculatura, como movimentos desordenados, ou outras reações anormais como desvio dos olhos e tremores), alterações do estado mental, ou outros sintomas psíquicos. Como o indivíduo não tem controle sobre os seus movimentos, o mesmo pode cair em qualquer local, ocasionando ferimentos, fraturas e outras lesões.
Sintomas das Convulsões
A crise convulsiva caracteriza-se pela perda repentina de consciência, acompanhada de contrações musculares violentas. A vítima de uma crise convulsiva sempre cai e seu corpo fica tenso e retraído. Em seguida ela começa a se debater violentamente e pode apresentar os olhos virados para cima e os lábios e dedos arroxeados. Em certos casos, a vítima baba e urina. Estas contrações fortes duram de dois a quatro minutos. Depois disto, os movimentos vão enfraquecendo e a vítima recupera-se lentamente.
Origem
A origem convulsão é muito pouco conhecida pela ciência, principalmente quando acontece com pessoas normais. O importante é saber que ela pode acontecer com qualquer pessoa, devido a um choque elétrico, deficiência de oxigênio, traumatismo craniano, baixa do açúcar no sangue, abuso de drogas, interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro causado por acidente vascular cerebral, doenças infecciosas, tumores, febre, ingestão alcoólica, ansiedade, cansaço, etc.
Tipos de convulsão
As convulsões podem ser subdivididas: * De ausência: Se caracteriza pela perda da consciência, em geral sem quedas e sem atividade motora. A pessoa fica com o “olhar perdido” por alguns momentos.
Geralmente ocorrem em crianças. * Clônicas: Os membros se repuxam e estremecem. Causam movimentos