Primeiros socorros até a década de 60.
SÚMARIO
INTRODUÇÃO 3
1. HISTORICO 4
2. COMO ERAM OS ATENDIMENTOS 4 2.1. HISTÓRICO DO RESGATE NO ESTADO DE SÃO PAULO 4
3. HISTORICO DE CORPO DE BOMBEIROS 6
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 8
INTRODUÇÃO
A expressão primeiros socorros é usada para caracterizar uma série de procedimentos adotados com o fim de preservar vidas sob risco iminente e em condições de urgência e/ou emergência. Esses procedimentos são realizados geralmente por pessoas comuns, mas com conhecimentos teóricos e práticos das técnicas utilizadas.
Com a necessidade de aplicação dos primeiros socorros em diversas situações, sendo as mais comuns em acidentes automobilísticos, atropelamento, acidentes domésticos, tumultos, incêndios, catástrofes da natureza, acidentes de trabalho e na indústria, guerras e conflitos, ou mesmo causas fisiológicas em pessoas que sofrem de algum mal, como, por exemplo, um ataque cardíaco.
Os primeiros socorros, são procedimentos utilizados primariamente apenas para se preservar a condição de vida de um indivíduo até a chegada de um médico profissional, ou uma equipe médica, para que sejam adotadas as medidas que a situação requer, conforme avaliação profissional e especializada.
HISTORICO
Os primeiros conceitos de primeiros socorros surgiram com Jean Henry Dumant em 1859, com o apoio de Napoleão III, que pretendia instruir pessoas da comunidade para ajudar os feridos de Guerra, de forma indistinta. Das ações desenvolvidas por Dumant surgiu a CRUZ VERMELHA em 1863. Até então muitas pessoas morreram antes de chegar aos hospitais, porque recebiam os primeiros atendimentos, procedimentos por pessoas não instruídas previamente.
COMO ERAM OS ATENDIMENTOS
Foram criadas duas vertentes de atendimento pré-hospitalar, na década de 60: 1. Criada nos