Primeiros Socorros - Abordagem Primaria Vitima Consciente
• Adotar as medidas de proteção contra contaminação ao entrar em contato com a vítima. Utilizar os EPIs adequados são indispensáveis no primeiro atendimento a vitima, o uso mínimo de luvas para evitar o contato com fluidos corporais resguarda os dois lados do atendimento de contaminações.
• Avaliar e assegurar a cena de emergência, precavendo-se, isolando ou eliminando riscos para si, colegas, curiosos e para a vítima. Assegurar que a cena estará segura para que o atendimento seja realizado é imprescindível para que a cena do acidente não faça mais vitimas.
• Avaliar a Cinemática do Trauma e prever possíveis lesões nas vítimas de trauma. Avaliar a cena do acidente faz parte do atendimento, pois a antecipação de possíveis lesões é tão importante quanto saber reconhece-las.
• Repassar informações imediatas sobre a situação encontrada e solicitar o apoio necessário para a solução da ocorrência. O repasse das informações para o serviço especializado é um ponto muito importante, pois além do serviço médico, pode ser necessário a presença de outros serviços na cena de acidente.
Atendimento Inicial a Vítima
O primeiro atendimento a vitima tem que ser realizado de forma eficiente, rápida e organizada. Eficiente para que os esforços empregados não seja realizados em vão, rápido pois segundos podem fazer a diferença na vitima de uma pessoa precisando de atendimento, organizado há princípios e sequencias a serem seguidos no atendimento pré-hospitalar, e o atendimento realizado de forma desordenada pode deixar essas linhas de atendimento de lado comprometendo a sobrevida da vitima.
Abordagem
1. A bordar sempre pelo lado em que o rosto da vitima se encontra para facilitar a visualização de sua aproximação.
2. Fazer de imediato o controle cervical, que após iniciado não será desfeito antes da devida imobilização na maca.
3. Apresentar-se, dizendo seu nome e que esta ali para ajudar a socorrer.
4.