Primeiros soccorros
Esterilização Masculina : A esterilização masculina é considerado um método irreversível, e por isso, apenas indicado para homens e casais convictos que não querem ter mais filhos. Este anticoncepcional é conseguido através de uma cirurgia designada por vasectomia, na qual são seccionados 2 pequenos tubos (canais deferentes) que transportam o esperma dos testículos para o pênis. Deste modo, não há espermatozóides no esperma quando o homem ejacula. Habitualmente esta cirurgia é feita sob anestesia local e dura cerca de 15 minutos. É um método anticoncepcional permanente, que se consegue após uma cirurgia simples, sob anestesia local, e habitualmente sem efeitos adversos ou riscos para a saúde do homem; Não interfere com a relação, nem com o desempenho sexual; Pode melhorar a satisfação sexual, uma vez que elimina o receio de uma gravidez não desejada; A eficácia pode ser avaliada a qualquer momento (mediante espermograma).
Esterilização Feminina : Esterilização feminina é uma forma de controle da natalidade na qual as trompas de falópio da mulher são fechadas por meio de cirurgia. Normalmente, as trompas de falópio carregam os óvulos até o útero. Fechar as trompas através de cirurgia previne a gravidez porque impede o espermatozóide de alcançar e fertilizar o óvulo.
É importante lembrar que a menos que as trompas tenham sido simplesmente amarradas ou estejam com grampos, a esterilização é normalmente permanente e pode não ser reversível através de uma segunda operação. Uma mulher também pode se tornar estéril se o útero for removido (histerectomia).
Os médicos geralmente recomendam a esterilização nas seguintes situações:
- Quando um casal tiver mais filhos do que queriam
- A gravidez colocar a vida em risco
- Houver um alto risco de transmitir uma doença hereditária grave.
Nos Estados Unidos, aproximadamente uma