PRIMEIROS PASSOS EM PSICOLOGIA
A psicologia é uma ciência jovem. Ela nasceu de uma ciência-mãe, a filosofia, que deu origem a muitas outras ciências como a sociologia e a matemática.
Os filósofos antigos procuraram estudar o comportamento do homem e dos animais não cientificas.
A pré-história da psicologia registra estudos do comportamento humano, através da astrologia, Quiromancia, grafologia e outros.
A Astrologia dedica-se ao estudo do comportamento do homem pela posição dos astros, ou seja, pelas previsões, através do dia, hora e mês que você nasceu.
A Quiromancia estuda o caráter e o destino das pessoas pelas linhas da mão, os montes que se formam na palma, a estrutura das unhas e dedos.
A Grafologia estuda o comportamento do homem pela sua escrita. Como você escreve quais os traços dominantes da sua grafia.
A Fenologia vale-se da com formação do crânio humano para o estudo da personalidade. A Testa alta revela a inteligência verbal.
A Psicologia avalia o comportamento pelas feições e traço do rosto. A psicognomia e um ramo derivado da psicologia e que estuda o sobre nome das pessoas em relação a sua vida social e mental .
Exemplo: Se você tem nariz comprido, isso se significa que você tem um comportamento de pessoas xeretas.
No Século XIX surgi a chamada psicologia experimental.
O Fundador dessa psicologia foi um pesquisador chamado Guilherme Wundt.
Wundt, chamado pai da psicologia, criou primeiro laboratório de psicologia, em 1879, numa cidade da Alemanha, chamada Leipzig.
O Laboratório chamava-se de Instituto de Psicologia Experimental, No Laboratório, Estudou-se, em profundidade, a percepção.
Wundt procurou utilizar aparelhos para medir os chamados fenômenos psíquicos, como a sensação, a vontade, a percepção e outros.
Na Inglaterra, fizeram-se pesquisas em psicologias baseadas nas chamadas teorias de evolução do homem,que foram realizadas por Charles Darwin.
A teoria de Darwin estabelece que o homem é uma evolução das espécies