primeiro reinado(1822-1831)D.Pedro I-império brasileiro
No dia 7 de setembro de 1822 as margens do riacho Ipiranga,o então Príncipe Regente,Dom Pedro I proclama a independência do Brasil, rompendo definitivamente seus laços coloniais e políticos com a metrópole ibérica.
As causas da proclamação foram,a vontade da elite brasileira em conquistar a autonomia política;o desgaste do sistema de controle econômico, com restrições,altos impostos e a tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.
A Proclamação da Independência ocorreu no dia 9 de janeiro de 1822,quando Dom Pedro viajava de Santos para São Paulo e recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal.Não acatando as determinações feitas pela Coroa, Dom Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil,dando seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!”.
Em 12 de outubro de 1822 Dom Pedro I é aclamado imperador do Brasil.
Seu governo, conhecido como primeiro reinado, não chega a representar uma ruptura com o passado.
Dom Pedro manteve os privilégios das elites agrárias, principalmente a continuação do regime escravista. Aos poucos,seu governo assume caráter centralista e absolutista que desagrada aos interesses provinciais.
A economia brasileira não se alterou com sua independência no primeiro reinado,manteve-se agrário-exportadora e baseada no trabalho escravo. Livre do colonialismo português, o país passa inteiramente para a esfera econômica da Inglaterra. Que se torna o único país comprador dos produtos primários brasileiros.
Devido a diversificação econômica na fase final da colônia e início do Império produziu uma grande estratificação social. A estrutura social permanece patriarcal, dominada pelos grandes fazendeiros,sem mecanismos de mobilidade e ascensão social.Onde a elite agrária controla a economia e a política.
Inaugurada em 5 de novembro de 1826 a Academia Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, antiga Academia Imperial introduz nas