Primeiro Momento Nilda
O Projeto é um planejamento de trabalho participativo. Deve atender as necessidades de aprendizagens locais, estimulando a criticidade e a criatividade. Além disso, o projeto deve passar a incluir os conhecimentos adquiridos nas formações permanentes, revendo as concepções anteriores e, quando for o caso, modificando-as.
Para a execução do projeto será constituída um grupo de colegas para a elaboração de um cronograma de atividades, avaliação e confecção do material utilizado no desenvolvimento das ações. O grupo será composta por representantes da escola, comunidade e demais entidades envolvidas. O projeto deverá ser iniciado pela escola e expandindo-se pela circunvizinhança e sucessivamente até a comunidade inserida.
Sabemos que o projeto nortear uma pratica coletiva do conhecimento, encontrando certa autonomia para que as escolas elaborem suas propostas pedagógicas. O Projeto ajudará a resolver problemas, mudar o que for necessário e fazer da caminhada uma empreitada menos dolorosa. Daí, como assinalamos, o modelo participativo ser o mais apropriado. Trata-se de uma metodologia de trabalho, como diz Vasconcelos (2002, p. 172).
Essa teoria pretende que os discente sejam capazes de resolver problemas com base em conhecimentos pré-existentes e, com isso, desenvolvam a flexibilidade cognitiva para resolvê-los. Porém, através de atividades orientadas lúdicas, esses conceitos podem ser construídos, pois levam a conclusões muito próximas das postuladas cientificamente, como é o caso dos conceitos pedagogico.
Assim, é importante que o projeto preveja aspectos relativos aos valores que se deseja instituir na escola, relacionando o que se propõe na teoria com a forma de fazê-lo na prática ; sem esquecer, é claro, de prever os prazos para tal. Além disso, um mecanismo de avaliação de processos tem de ser criado, revendo as estratégias estabelecidas para uma eventual re-elaboração de metas e ideais.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de