Primeiro Mandamento Lei de Deus
"AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O ENTENDIMENTO" (Mt 22,37)
I - “Adorarás o Senhor, teu Deus, e o servirás”
Deus se fez conhecer por sua ação todo-poderosa, benigna e libertadora. A primeira palavra contém o primeiro mandamento: “Adorarás o Senhor, teu Deus, e o servirás. (...) Não seguireis outros deuses" (Dt6,13-14).
O primeiro apelo de Deus ao homem é que ele o sirva e o adore. Este primeiro preceito abrange a fé, a caridade e a esperança.
FÉ : Nosso dever em relação a Deus é crer nele e dar testemunho dele. O primeiro mandamento também nos ensina a ser vigilantes em nossa fé e a rejeitar tudo que a contraria.
Formas de se pecar contra a fé :
Dúvida : é recusar ou hesitar em crer naquilo que Deus revelou.
Incredulidade : é se recusar totalmente a ter fé.
Heresia : é recusar, após o Batismo, em crer em qualquer verdade com a devida fé que se deve ter.
Apostasia : é o repúdio total da fé cristã.
Cisma : É se recusar a se sujeitar ao Sumo Pontífice ou à comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos.
Esperança : Quando Deus chama e se revela para o homem, este não pode responder plenamente ao chamado por suas próprias forças. O homem deve esperar que Deus lhe dê a capacidade de corresponder a este chamado. É o aguardar confiante da benção divina e da visão que produz a felicidade de Deus; é também o temor de ofender o amor a Deus e de provocar o castigo.
Formas de pecar contra a Esperança :
Desespero : Quando o homem não acredita mais em sua própria Salvação e nem nos meios de alcança-la.
Presunção : Quando o homem pensa que pode salvar a si mesmo pelo próprio esforço humano ou quando pensa em ser salvo sem esforço algum, acreditando na misericórdia divina.
Caridade : É amar a Deus acima de tudo, por Ele mesmo e por causa Dele. Pode-se pecar, contra o amor a Deus de diversas maneiras.
Alguns exemplos:
Indiferença, ingratidão, tristeza, a