primeiro expoente da sociologia
IGHF- GSO
ADMILSON SANTIAGO BORGES
1º PROVA DE SOCIOLOGIA CLÁSSICA I
NITERÓI
2013
Admilson Santiago Borges
Avaliação de Sociologia
Esta avaliação tem por objetivo aferir o nível de aprendizado dos alunos de sociologia, fornecendo aos mesmos a possibilidade de expressar os conhecimentos adquiridos.
Orientadora
Elizabete Cruvello
Niterói, 2013
A primeira questão que eu queria ser capaz de responder é: para que serve a sociologia? Não tendo conhecimento empírico e acadêmico suficiente, me apego ao que disse Pierre Bourdieu: “A sociologia ensina como funciona os grupos e como se servir das leis segundo as quais funcionam esses grupos para tentar desmontá-los”. Refletindo e levando para meu dia a dia o que o autor expos me sinto menos leigo no assunto. Considerando todo conhecimento adquirido com leituras, discussões e explicações em sala de aula sobre Saint Simon (1760-1825) ficam evidenciadas que o conceito de crise é, ou melhor, o que gera os conflitos é a diferencia gritante entre uma classe abastada que detém e consome a maior e melhor parte dos recursos (alimentos, lazer, saúde, educação...) e uma classe desprestigiada, que geralmente, não tem condição de consumir aquilo que é produzido por eles mesmos. Esta contradição leva á classe oprimida a pensar em como mudar este desequilíbrio social, surgindo assim, um arcabouço revolucionário.
Ainda fazendo explanações de Saint Simon, percebe-se em sua obra um papel fundamental do conhecimento para o surgimento de uma nova ordem social, evidenciado no seguinte trecho: “el factor subyaente y sustentador de uma sociedade; um sistema social Es La aplicación de un sistema de ideas”. ( Zeitlin, pag. 77). É lógico que um trecho de uma obra colocada de uma forma isolada poderá levar a várias interpretações. Considerando toda obra, nota-se que esse conhecimento não é aquele que liberta e faz o homem