Primeiro Exemplo De Bioprocesso
Produção de Etanol
Com o avanço da produção de combustíveis de origem fóssil, veio a necessidade da substituição das fontes até então utilizadas por outras mais rentáveis, visando praticidade e sustentabilidade. Com preocupações como o aquecimento global, por exemplo, veio a busca por um combustível mais renovável, dando destaque então ao etanol. Esse biocombustível além de ser o mais comum dos alcoóis, é o mais benéfico para os consumidores e para o meio ambiente.
Sua matéria-prima mais desenvolvida é a cana-de-açúcar, além de ser a mais utilizada no Brasil. Há também outras fontes como o milho que é utilizado nos Estados Unidos e México, a beterraba, o trigo e a mandioca.
No caso da cana-de-açúcar, sua preparação consiste no processo físico de separação de fibra (bagaço), podendo ser feita por moagem, processo onde a cana é esmagada por rolos trituradores, e por difusão, onde a separação é feita pela lavagem da sacarose absorvida ao colchão de cana.
Após a moagem o caldo é peneirado, pó is ele pode conter algumas impurezas sólidas.Em seguida ele será aquecido para ser esterilizado. Depois é levado para as dornas, tanques onde é misturado um fermento específico, que contém micro-organismos que se alimentam do açúcar do caldo, liberando gás carbônico e álcool.
Depois dessa fermentação, ocorre a centrifugação onde há a separação do fermento.O vinho fermentado contém só 10% de álcool, por isso ele irá para a destilação, onde será aquecido até evaporar, depois condensado e volta à forma líquida.
Da destilação sai o álcool hidratado, mas parte dele ainda irá para a desidratação, virando álcool anidro, que é misturado à gasolina como aditivo.Em seguida eles serão armazenados em tanques.
Além dos vegetais ricos em açúcar,há pesquisas que propõem o uso de micro-organismos para a produção do biocombustível. Chamado de Etanol de Segunda Geração (2G), visa dobrar a eficiência da fabricação do etanol, tendo aproveitamento total do açúcar da planta e não só do