Primeiro do segundo
O museu, que tem a forma de cúpula, e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola foram concebidos pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e foram inaugurados no dia 15 de dezembro de 2006, no dia em que o arquitecto celebrou os seus 99 anos de idade.
O museu tem uma área de 14,5 mil metros quadrados e foi inaugurado com uma exposição sobre a obra de Niemeyer: "Niemeyer & Niemeyer e Brasília – Património da Humanidade".
O museu e a biblioteca formam o Complexo Cultural da República João Herculino.
MUSEU NACIONAL HONESTINO GUIMARÃES
Endereço / Address / Dirección: Setor Cultural Sul. Projeto / Project / Proyecto: Oscar Niemeyer (1999-2007).
A03
Para o Setor Cultural da Capital, Oscar Niemeyer desenhou vários museus. Os da década de 70 configuravam um conjunto de três edifícios, cada um explorando a ideia da pirâmide invertida, buscando estabelecer um contraponto arquitetônico com a forma do Teatro Nacional. O de 1986 era intrigante – um grande edifício de planta circular (com 110m de diâmetro!), elevado do solo e apenas apoiado em um cilindro central. Por sua vez, o museu projetado em 1992 retoma a proposta do Palácio das Artes do Rio de Janeiro, de 1975, com planta retangular (com cerca de 180 x 48m), igualmente elevada do solo e atirantada a um corpo central. Já na primeira proposta de 1999, o museu assumiu a forma de uma calota esférica perfurada (com 80m de diâmetro), descansando sobre um espelho d’água circular, como na Catedral. Tal partido foi (re)trabalhado, as perfurações diminuíram de tamanho e quantidade e o museu ganhou a concepção atual (com cerca de 70m de diâmetro), sendo executado de 2004 a 2007. Ao todo são 13.653m2 divididos em quatro níveis: um técnico, um para o grande auditório e serviços, o das exposições e o mezanino (igualmente para exposições). No Museu Nacional Honestino Guimarães e