Primeiro De Maio 2015 Texto
Primeiro de maio dia do trabalhador. Dia de nos organizarmos pelos nossos direitos, inclusive contra a ameaça de retirá-los. Atualmente está sendo apreciado em Brasília, pelos deputados, um projeto de lei (PL 4330/2004) que permite a ampliação das contratações terceirizadas, inclusive em atividades fins. Isso permite que empresas contratem outras empresas para que essa última gerencie o emprego de trabalhadores. Acabando com alguns direitos conquistados na CLT e na prática reduzindo salários e aumentado a carga horária.
Nossos direitos não foram dados pelos patrões e governos por boa vontade. Só conquistamos porque lutamos. Infelizmente ainda vivemos em um mundo injusto, onde existe uma maioria que trabalha e sustenta uma minoria que explora. E ameaça de retirada desses direitos conquistados são frequentes. Como a do PL 4330/2014.
Nem o atual governo e nem nenhum outro governo representará a classe trabalhadora. Toda a estrutura montada no Estado implica em que os governos sempre trabalhem para os patrões e se ficarmos parados temos nossos direitos flexibilizados e vemos os banqueiros lucrando sempre, independente da crise do momento.
Temos que construir a pressão popular para que nosso diálogo com governos e patrões seja de cobrança e pressão e não colaboração. Um movimento a partir dos locais de trabalho com o protagonismo direto do trabalhador. Sem o envolvimento da classe, não conseguimos lutar por novos direitos e garantir que os já conquistados não sejam retirados.
O 1° de maio de 1886 entrou para história como símbolo de luta da classe trabalhadora. Uma história pouco divulgada hoje em dia. É comemorado como um feriado em quase todo mundo, mais conhecido como dia do trabalho e não dia do trabalhador, deturpando o seu significado histórico. Naquele ano, ocorreu uma greve geral nos Estados Unidos em que os operários reivindicavam a redução da jornada de trabalho. A greve acontecia com sucesso. A adesão