Primeiras Rebeliões no Brasil Republicano
Guerra de Canudos
A maior expressão dos movimentos rústicos no Brasil está ligada ao nome de Antônio Vicente Mendes Maciel - o célebre Antônio Conselheiro. De origem humilde, apareceu no sertão nordestino como beato, por volta de 1870.
A figura do beato era comum no sertão nordestino. Sua origem se relaciona com as atividades do padre José Maria Ibiapina, que, seguindo a orientação do catolicismo de seu tempo, procurou melhor comunicação entre o clero e os fiéis.Ao padre Ibiapina deveu-se a criação de inúmeras casas de caridade - mistura de orfanato e escola -, que se multiplicaram a partir da segunda metade do século XIX.
Essas casas de caridade eram administradas por ordens leigas, não reconhecidas pela Igreja, mas toleradas por ela. E foi por causa dessas casas que se multiplicaram as ordens de beatos, expressão concreta da intensificação da religiosidade no sertão nordestino.
Nesse quadro, o prestígio de Antônio Conselheiro começou a aumentar, e por isso ele passou a ser perseguido sistematicamente pela Igreja. Já com inúmeros seguidores, logo após a proclamação da República, Antônio Conselheiro se estabeleceu no sertão baiano, na localidade denominada Arraial de Canudos, às margens do rio Vaza-Barris.
Formaram ali uma comunidade de beatos que, em virtude das crescentes pressões religiosas e civis, decidiu romper com o mundo circundante, organizando-se como uma comunidade consciente de suas particularidades. Essa população humilde que se concentrava em Canudos esperava construir uma cidade santa, a que chamariam Belo Monte.
A comunidade de Canudos tornou-se um núcleo relativamente próspero, dedicando-se até ao comércio com as cidades vizinhas. Os grandes proprietários rurais inquietaram-se com o crescimento de Canudos, iniciando articulações para a sua dispersão, com o apoio da Igreja. Contra Canudos as denúncias oficiais se multiplicaram, acusando o Conselheiro de conspirar contra a República em