Primeira e Segundo grande Guerra
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: SEGUNDO PERÍODO.
AVALIAÇÃO DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA
PROFESSOR: ITAMAR
ALUNAS: JULIANA MACHADO
TRABALHO DA HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS II PRIMEIRA E SEGUNDA GRANDE GUERRA
O capitalismo concorrencial do século XIX e o interesse em ampliar mercados, motivou o conflito entre diversas potências europeias. A França desejava reconquistar a região da Alsácia-Lorena perdida para a Alemanha. Os grupos nacionalistas balcânicos indispunham-se com a dominação exercida pela Áustria e a Rússia. Ao mesmo tempo, as tensões diplomáticas entre Alemanha e Inglaterra pelo domínio de regiões afro-asiáticas pioravam essa situação.
Na Alemanha de Bismark, o plano era isolar a França, frente ocidental e isolar a Rússia, frente Oriental através de Alianças com outros Estados. Porém formaram-se duas divisões na Europa, de um lado a Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formavam a Tríplice Aliança, e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente.
Assim, em 1914,dá-se início a primeira guerra mundial, quando todo sistema esse sistema de alianças entra em colapso. Foi uma guerra de caráter mundial, pois várias tropas de outros países foram lutar a favor de alguma aliança. Então durante esse período aconteceram várias guerras, que fizeram com que em pouco tempo a Tríplice Entente tivesse dominado todos os territórios alemães no Pacífico.
Então no ano de 1917 os Estados Unidos decidiram entrar na guerra, se posicionaram ao lado da Tríplice Entente, já que tinham acordos comerciais milionários envolvidos com países como Inglaterra e França. Esta união foi crucial para a vitória da Entente, o que acabou forçando os países derrotados a assinarem a rendição.
A partir de então foi feito o Tratado de Versalhes, que impôs aos derrotados fortes restrições, fazendo com que, por exemplo, a Alemanha reduzisse seu exército, que fosse mantido um