Primeira e Segunda Lei de Newton - Experiência
“Um corpo em repouso ou em movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nessas condições desde que sobre ele não atuem forças que as altere.”
Experimento: Inércia sobre a moeda
Materiais utilizados:
• 1 caneta
• 1 garrafa de água
• 1 rolo de fita durex
• 1 moeda
Procedimento: colocamos o rolo de durex sobre a garrafa, e posicionamos a moeda em cima do rolo de fita, depois disso, usamos a caneta para retirar o rolo de fita durex, sem mexer na moeda.
Resultado: notamos que assim que usamos a caneta para retirar o rolo de fita durex, a moeda que estava posicionada caiu na mesma posição que estava desde o início, sem sair do estado de repouso. Isso confirma a Primeira Lei de Newton, que diz que um corpo permanece em estado de repouso se nenhuma força agir sobre ele, que foi o que ocorreu com a moeda: ela permaneceu em estado de repouso, ela só caiu dentro da garrafa de água por conta da gravidade, que a “puxa” para baixo.
Relação entre o cinto de segurança e a Primeira Lei de Newton: quando uma pessoa está dentro do carro e o carro está em movimento, a pessoa automaticamente está em movimento também, quando ocorre uma freada brusca, o carro para e a pessoa é “lançada” para frente. Isso acontece porque a freada que para o carro é uma força aplicada sobre o carro, não sobre o passageiro, isso o faz continuar em movimento. Já quando a pessoa que está no carro está usando o cinto de segurança, na hora da freada, há uma força que atua sobre a pessoa, impossibilitando que a pessoa seja lançada para frente. Por isso, o cinto de segurança é tão importante, ele barra o corpo do passageiro de ser lançado contra o vidro do carro.
Segunda Lei de Newton – Princípio Fundamental da Dinâmica.
“A força resultante que atua sobre um corpo em determinado instante é diretamente proporcional à massa desse corpo e à sua aceleração nesse instante.”
Experimento: Catapulta
Materiais utilizados:
• 1 régua
• 1 pote de