Primeira Revolução Industrial
A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças profundas iniciadas por volta e 1760, para que as pessoas vivam de forma mais simples e práticas possível.
Hoje estamos acostumados viver em entre máquinas, que nos ajudam nas funções mais simples até as mais complexas. E também entre coisas produzidas por elas em indústrias e fábricas. Neste trabalho veremos o processo histórico que deu origem à evoluções e inovações tecnológicas e que fez surgir e aprimorar as máquinas e os produtos originados delas.
2. A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Primeira Revolução Industrial foi um conjunto de grandes inovações técnicas que ocorreu em meados dos séculos 18 e 19.
Antes da Primeira Revolução Industrial, as formas de produção predominante nas cidades europeias eram o artesanato e a manufatura. No artesanato, as tarefas eram feitas geralmente pela mesma pessoa. O artesão era o dono da matéria-prima e das ferramentas e conhecia todas as frases de produção, e seu local de trabalho era um cômodo da sua casa. No século 15 os homens de negócio passaram a reunir trabalhadores em grandes galpões, onde forneciam a eles a matéria-prima necessária e a remuneração do seu serviço. Era a nova forma de produção, chamada de manufatura. Nela, a oficina e as ferramentas pertencem ao capitalista e ocorre a divisão do trabalho. Assim vemos como a Primeira Revolução Industrial contribuiu para a consolidação do capitalismo, que é o modo de produzir mercadorias que se baseia no trabalho assalariado e na busca de lucro. Depois houve a criação da maquino fatura, que se caracteriza pela utilização de fontes de energia modernas para movimentar as máquinas (como, nessa época, o surgimento do carvão, depois o petróleo e, atualmente, a eletricidade), pela produção em larga escala, pela especialização do trabalho, mas, principalmente, pela substituição do homem pela máquina. Já na manufatura, houve a criação de dois novos