PRIMEIRA PARTE TRABALHO DE HARMONIA E CONTRAPONTO DO GRUPO 4 C Pia
TRABALHO DE HARMONIA E CONTRAPONTO
ALUNOS: Antonio Marcos Costa Baratiere RA: 3775774156 Géssica Daniella Matos Suzin RA: 4442861887 Letícia Haboski de Amorim RA: 3705621917
Curso: Licenciatura em Música Fase: 3ª
Professor: Fábio Brandalize
TEMA: Polifonia romântica.
Cascavel, 2013
POLIFONIA ROMÂNTICA
Não é confirmado no século IX, o inicio da polifonia, onde teve vários povos primitivo na qual essa pratica não contaminou ou se expandiu no meio musical. Mas nesse inicio a polifonia tem seus princípios inscrito na história da música Enchiriadis, com vozes ao mesmo tempo sempre juntas, usando intervalos de oitavas, quartas e quintas, sem evidencias de notação para poder exemplificar. Mas Aristóteles acreditava que o homem e mulher cantavam em uníssono com vozes graves e agudas mas porem em oitavas, e também se utilizava a voz media entre as oitavas nas mesma melodia sem perder a ilusão de estar no uníssono.
Mas a polifonia só se deu um método enriquecido em vários aspectos na musica erudita como a notação musical e a composição que deu um principio essencial na criação da música no século XIII. E a partir disso ela desenvolveu duas etapas elementares estendendo-se por um longo período:
A primeira foi o organum paralelo que no mesmo período da musica Enchiriadis na qual não evoluiu com suas quartas e quintas paralelas. Organum paralelo não era essencial a polifonia, somente servia para embelezar as melodias litúrgicas improvisadas no grave e agudo.
O segundo movimento deu inicio ao contra ponto, na qual as vozes são continuam paralelas mas porem suas vozes tinham movimentos contrários entre elas sendo graves voz principal e acima a voz de descanso, que faziam jogo de movimentos com intervalos sendo de terças e ate de segundas.
A polifonia se encontrava muito em centros religiosos, fora disso não muito comum, e também ela deu origem a ocidental após seu nascimento oficial.
A CORTESIA E A