Primeira infância e educaçao
ELIZANEIVA KELLY
EDUCAÇÃO INFANTIL
Nova Porteirinha – MG
Novembro/2012
ELIZANEIVA KELLY
EDUCAÇÃO INFANTIL
Atividade apresentada à disciplina “FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO” do Curso de Pedagogia, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
Professora:Cleudenir.
Porteirinha – MG Novembro/ 2012
PRIMEIRA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO
O desenvolvimento humano é um processo longo e gradual de mudanças. Neste processo, cada pessoa a sua maneira e tempo, dando sentido à vida.
O ser humano nasce com um repertório inicial de comportamentos e capacidades que irão mediar sua interação com o ambiente, “construindo o próprio mundo”(FREIRE),sendo o repertório inicial ligado a sucção, a visão, a gustação, a audição e sensíveis aos estímulos que , em situação natural, são fornecidos pelo corpo.Ao contrário do que se pensava,o bebê também apresenta desde o nascimento uma organização ‘‘ perceptiva muito elaborada’’(MADONADO). Aristóteles já ensinava que ‘‘todo conhecimento começa pelos sentidos”.
Desta forma, o ser humano é inato, nasce para aprender, pois desde bebê possui esquemas cognitivos que são modificados e ampliados a seu tempo.
Todo e qualquer movimento na infância precisa ser observado, segundo Bustelo “a infância é sempre um outro começo’’. Com essa afirmativa percebemos que no primeiro ano de vida,as interações são determinantes para o desenvolvimento infantil. É oportuno trabalhar a criança na primeira infância, pois percebe-se que ela é capaz de desenvolver todos os sentidos e tornar-se pequenos cidadãos.Assim, cuida-se ao educar e educa-se ao cuidar,transmitindo valores,cuidados consigo mesmo e com os outros.
A primeira infância é base para todas as aprendizagens humanas.
Estudos demonstram que a qualidade de vida de uma criança, entre nascimento e os seis anos de idade, pode determinar as contribuições que ela trará á