Primeira Guerra pós declaração de guerra.
O exército Alemão passa pela Bélgica sem autorização. Os contingentes Belgas se reúnem ao exército francês para enfrentar agora o que é inevitável a invasão Alemã ao território Francês e derrotá-lo em seis semanas. Em 23 de agosto de 1914 a França é invadida e em setembro os alemães já estão próximos a Paris e assim o governo foi forçado a recuar para Bordeaux.
Na frança foram improvisadas linhas de trincheiras e fortificações defensivas que iam do Canal em Flanders até a fronteira suíça, e o exército se postaram a frente dando início a Guerra de trincheira, os exércitos imobilizados em 780 km de extensão, não podendo avançar construíram labirintos abaixo do nível da terra, aonde os combates permaneciam de forma incessante e os homens conviviam com ratos e piolhos, durante três anos não houveram modificações nestas linhas.
Entre fevereiro d e julho de 1916 na barreira de Verdum travou-se a batalha talvez mais sangrenta da 1 guerra mundial, batalha com cerca de 2.000.000 de homens e baixas de 1.000.000, Inglaterra interveio nessa região para auxiliar. Nesta batalha a Inglaterra perdera 60 mil homens apenas no primeiro dia.
Com o passar do tempo novas armas começaram a ser utilizadas como a metralhadora; capacetes e coletes que a muito não se usavam retornaram. E como uma forma de tentar quebrar as barreiras formadas pelas trincheiras, os alemães começam utilizar a chamada guerra química, experimentando e aperfeiçoando vários gases.
E a partir de 1917 são utilizados carros de assalto e tanques de guerra pelos britânicos; os aeroplanos são utilizados por ambas as partes; mais os submarinos são a grande arma desta guerra, ela é a mais eficaz.
No mar a Inglaterra que possuía a maior frota marítima mobiliza todo seu potencial do Mar do Norte em maio de 1916, no entanto os alemães não são derrotados na batalha de Jutlândia.
O mar então encontrava-se bloqueado ao norte tanto para ingleses